Bastante popular em Portugal, a laranja é uma das maiores representantes das frutas cítricas. Seu sabor costuma ser doce ou levemente ácido (mais azedo), de acordo com o tipo da laranja. Além de ser rica em vitamina C, a fruta possui flavonoides e diversos nutrientes importantes para prevenir doenças e deixar o organismo mais resistente. A laranja faz parte do cardápio de diversas pessoas que optam pelo suco da fruta pela manhã ou para acompanhar refeições. Além de ser usada como ingrediente de diversas receitas ou consumida in natura. A fruta está disponível para o consumo praticamente durante todo o ano. Confira, a seguir, os benefícios da laranja:
1. Reduz risco de AVC De acordo com a American Heart Association, consumir laranjas e frutas cítricas pode reduzir o risco de acidentes vasculares cerebrais isquêmico (AVC) em mulheres. O problema de saúde é causado pela obstrução nas artérias do cérebro. Segundo a pesquisa, que contou com mais de 69 mil pessoas, aquelas que comeram mais a fruta diminuíram o risco de derrame em 19%. Os pesquisadores acreditam que os flavonoides são os responsáveis por esse benefício, pois melhoram a função dos vasos sanguíneos e têm efeito anti-inflamatório.
2. Pedras nos rins Uma pesquisa realizada pela University of Texas Southwestern Medical Center (EUA) mostrou que o consumo de suco de laranja pode ajudar na prevenção de pedras nos rins. Esse problema de saúde acontece quando formam-se pequenos cristais nos rins e canais urinários, devido ao excesso de algumas substâncias no organismo. Foram examinados homens saudáveis e com pedras nos rins que ingeriram suco de laranja. O líquido da fruta produziu uma carga alcalina e diminuiu os níveis de ácido úrico no corpo, o que ajuda a controlar as pedras nos rins. Há um aumento no nível de citrato na urina, que ajuda a prevenir a formação de cálculos renais.
3. Diminui o colesterol O consumo da laranja diminui os níveis de colesterol ruim no organismo. Os flavonoides presentes na fruta limitam a absorção do colesterol no intestino. A laranja também é rica em vitamina C, flavonoides, betacaroteno e fibras, por isso é ideal para combater o colesterol ruim (LDL). As fibras presentes na laranja também diminuem a absorção do colesterol presente nos alimentos.
4. Evita o cancro Diversos estudos relacionam o consumo de frutas cítricas, como laranjas, à diminuição do risco de aparecimento de alguns tipos de cancro. Elas podem proteger contra cancro de mama, estômago, esôfago e pâncreas. Isso porque possui os flavonoides, que atuam como antioxidantes e podem bloquear o surgimento de determinados genes, responsáveis por doenças degenerativas, incluindo o cancro. A vitamina C também atua removendo e interrompendo as reações dos radicais livres, auxiliando na prevenção de alguns tipos de cancro.
5. Melhora a memória Beber suco de laranja todos os dias pode ajudar a melhorar a função cerebral em pessoas idosas, segundo um estudo divulgado pelo The American Journal of Clinical Nutrition. A pesquisa foi realizada com 37 pessoas com idade média de 67 anos que beberam cerca de 500 ml do suco por oito semanas. Como resultado, eles apresentaram melhora geral nas funções cognitivas em comparação com um grupo que não consumiu o suco. A vitamina C é um antioxidante que ajuda na sinapse dos neurônios, ou seja, melhora a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra.