Podem parecer algo de outro planeta, mas todos estas frutas e legumes de aparência estranha têm algo a dar nutricionalmente. Alguns são conhecidos pelas suas propriedades benéficas à saúde, outros pelo seu sabor e textura, e outros até mesmo tomam o lugar da carne em pratos veganos. Se está farto(a) da mesma fruta e legumes de sempre e está à procura de inspiração para um smoothie, clique para descobrir todo um novo mundo de fruta e legumes coloridos.
Rambutã
O nome dessa fruta do sudeste asiático vem da palavra malaia para cabelo, e não é difícil entender porquê. Descasque o exterior de aparência peluda para obter uma fruta doce e cremosa que contém antioxidantes e vitamina C.
Jaca
Comummente encontrada em partes da Ásia, África e América do Sul, esta enorme fruto de cheiro forte está a ter um momento de popularidade de momento. Pouco apreciado em salada de fruta devido ao seu cheiro desagradável, destaca-se como um substituto vegano natural da carne.
Guaraná
Conhecida pelas suas propriedades de aumento de energia, esta baga poderosa da Amazónia é mais conhecida como um ingrediente em bebidas desportivas e produtos redutores de fadiga. As sementes são geralmente secas e em pó, mas na sua forma natural, a fruta parece-se estranhamente com um globo ocular.
Noni
O seu cheiro pungente valeu-lhe a alcunha de ‘fruta do queijo’ e ‘fruta da fome’, mas não deixe que isso o(a) desencoraje! Nativa da Ásia, Austrália e Polinésia, a muito difamada fruta é conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias e por estimular o sistema imunológico.
Anona
Esta fruta verde tem um gosto muito melhor do que a sua aparência poderia fazer antever. Corte a casca verde espessa para chegar a uma fruta cremosa e deliciosamente rica que pode ser retirada com uma colher, como uma sobremesa. Certifique-se apenas de que não engole as sementes não comestíveis.
Fisális
Estas pequenas esferas picantes são popularmente usadas como decoração comestível, graças ao seu invólucro intrincado (não coma a casca!). Mas a beleza da fisális vai além da pele: a fruta de climas quentes é rica em vitaminas A e C, ferro e fósforo.
Mangostão
Nativo do sudeste da Ásia e agora cultivado em climas tropicais pelo mundo fora, o mangostão é rico em vitaminas B e tem um sabor agradável e picante e uma textura suculenta.
Dióspiro negro (fruta pudim de chocolate)
Como não gostar de uma fruta que tem gosto de pudim de chocolate? Na verdade, esse membro de tom mais escuro da família do dióspiro não é verdadeiramente cremoso ou achocolatado, mas tem um sabor delicioso e é um bom complemento para smoothies.
Salak (fruta da serpente)
Pouco conhecido fora da sua Indonésia natal, o salak às vezes é conhecido como ‘fruta da serpente’ devido à sua concha de aparência escamosa. Retire a casca de serpente para uma fruta que se parece com alho, mas tem um sabor doce e ácido.
Fruta-pão
Encontrada em regiões tropicais, a fruta-pão é uma fonte nutritiva de proteínas, vitaminas e minerais. A fruta rica em amido é às vezes comparada à batata, e fica melhor quando cozinhada e usada em receitas salgadas.
Kepel
Kepel, ou ‘maçã de kepel’ como às vezes é conhecida, não ganhará nenhum concurso de beleza, mas tem um gosto melhor do que parece. Raramente encontrada fora da sua Indonésia nativa, é conhecida como um diurético natural e até se diz que melhora o odor corporal!